quarta-feira, 14 de dezembro de 2011

Lítio e a Litemia

O Carbonato de lítio é o medicamento mais eficaz para bipolaridade. Ele não cura apenas controla. Exitem comprimidos de 300mg e de 450mg de substância.
A Litemia é um exame de sangue que se faz e nele mostra a quantidade de lítio no sangue. A litemia ideal é de 0,6 a 1,2 mE/L. O médico poderá ajustar a dose aumentando ou diminuindo a quantidade. Ou ainda, vendo se o paciente está tomando corretamente a medicação.
Conforme seu médico requerer e também você pode exigir para fazer a litemia. Principalmente se estiver tendo bastante alterações de humor para rever a medicação.
Para fazer a primeira litemia somente depois de cinco a sete dias que estiver tomando lítio. Depois conforme o seu pode ser mensal ou trimensal. O que vale é acompanhar como seu organismo esta interagindo com o você esta tomando.
A dosagem do lítio sempre é dividida em duas vezes: de manhã e a noite.
Se houver esquecimento, recomenda- se o seguinte esquema: até 3 horas ou menos, tomar a dose normal. Acima de 3 horas, reiniciar o tratamento no próximo horário programado. Seu nível sangüíneo adequado será alcançado novamente em pouco tempo. Nunca dobre uma dose do produto para alcançar a que havia sido esquecida. Isto pode levar a elevação grave de lítio nos níveis sanguíneos.
Sempre que for a outros médicos( clínicos, dentistas, etc) fale da medicação controlada que toma. Pergunte sobre interações de medicamentos com os que você toma. Muito comum é o uso de dipirona, paracetamol e anti-inflamatórios hormonais. Prefira sempre anti-inflamatórios corticoide.Cuidado com intoxicação.

Dica como anotar o resultado da litemia:
data - dose diária (mg/dia)-Litemia - medicamentos associados -observaçoes

Nenhum comentário: